Toda a regra em detalhe acompanha o jogo no formato de um booklet dobrável com o mesmo acabamento de carta de baralho que recebem as cartas.
Objetivo do Jogo: Os jogadores embarcam em uma jornada através das regiões cervejeiras belgas, descobrindo e promovendo marcas de cervejas artesanais renomadas.
Beercards: 30 cartas que apresentam características e informações sobre marcas renomadas de cerveja belga.
Beerstars: 4 cartas quase imbatíveis, vencem a disputa com qualquer carta rival automaticamente, sendo comparadas apenas quando frente à outras Beerstars.
Ghostcards: 2 cartas com habilidades especiais, são as únicas que vencem as BeerStars automaticamente, mas agem como uma carta normal contra qualquer outra.
CARACTERÍSTICAS DO JOGO
MALTE: Quantifica o extrato de xarope de cereais provenientes das sementes de malte;
LÚPULO: Quantifica a proporção de lúpulo utilizado no processo de fabricação da cerveja;
TOSTADO: Avalia a quantidade de malte defumado presentes na composição da cerveja;
FRUTADO: Grau revelado pela combinação de sabores e aromas frutados;
AMARGOR: Avalia o nível de amargor resultante da combinaçnao dos ingredientes.
APARÊNCIA: Aparência, cor do líquido, densidade da espuma, design da marca e embalagens, garrafas, copos e impressão geral;
AROMA: Nível de aromas exalado da cerveja; fraco = 0 a forte = 5;
SABOR: Intensidade do sabor; fraco = 0 a forte = 5;
TATO: Peso(densidade), nível e força do retro-gosto; fraco = 0 a forte = 5;
BALANÇO:Avaliação sistêmica entreo prazer e a reputação, impressão geral.
COMO JOGAR
ATACANTE: Jogador que escolhe o item a ser disputado.
DEFENSOR: Todos os demais jogadores.
Existem duas maneiras de jogar o BeerCards®:
No Modo Standard o vencedor normalmente estará acompanhando a sorte.
No Modo de Estratégia aquele que conhecer os atributos das cervejas e tiver um bom blefe leva vantagem.
Conheça melhor os dois tipos de jogos:
A) Modo Standard (Recomendado para 2 ou 3 jogadores)
1 - Embaralhe o deck e coloque-o de cabeça para baixo sobre a mesa;
2 - Início da 1ª rodada. Cada jogador escolhe uma carta. O jogador que pegar a primeira carta começa a rodada;
3 - O primeiro Atacante escolhe o item a ser disputado;
4 - No sentido horário, todos os jogadores indicam o valor do item na carta. O atacante será o último a revelar;
5 - O jogador com o item de maior valor vence a rodada;
6 - O procedimento é repetido com o próximo Atacante, seguindo no sentido horário, até que todas as cartas se esgotem;
7 - O jogador que coletar a maior quantidade de cartas é o vencedor.
B) Modo de estratégia (Recomendado para 2, 3, 4 ou 6 jogadores)
1 - Embaralhe o deck;
2 - O primeiro Atacante distribui todas as cartas igualmente para cada jogador, carta por carta, seguindo sentido horário, começando por ele prórprio;
3 - Início da 1ª rodada. O Atacante escolhe o item a ser disputado, colocando a carta de ataque de cabeça para baixo sobre a mesa;
4 - No sentido horário, todos os jogadores indicam o valor do respectivo item, mostrando a carta escolhida para entrar na disputa. O Atacante será o último a revelar;
5 - O jogador com item de maior valor vence a rodada, coletando as cartas;
6 - O procedimento é repetido com o próximo Atacante, seguindo sentido horário;
7 - O jogador que coletar a maior quantidade de cartas é o vencedor.
Rodada de empate
Em caso de dois itens idênticos, apenas os jogadores envolvidos no empate participam da nova disputa, mas também devem:
Modo Standard: Pegar uma nova carta do baralho;
Modo de Estratégia: Escolher outra carta para entrar na disputa;
Em ambos os casos, o item a ser disputado é escolhido pelo Atacante. Se o Atacante original não está entre os jogadores envolvidos no empate, o novo Atacante é apontado seguindo sentido horário.
Uma nova rodada começa com o novo Atacante, mas cada um dos jogadores restantes que não participarão desta rodada especial deverá:
Modo Standard: Pegar uma carta e a descartar, sem revelá-la;
Modo de Estratégia: Escolher e sacrificar uma de suas cartas, sem revelá-la;
Observação: Tal procedimento é necessário para manter a quantidade proporcional de cartas no jogo.
Considerações especiais
• Cartas Coletadas: cartas ganhas por cada jogador;
• Cartas Descartadas: cartas fora do jogo;
• Todas as cartas coletadas e cartas descartadas não estarão disponíveis para consulta;
• As propriedades da GhostCard® não deverão ser reveladas ou consultadas até que elas entrem na disputa;
• Quando a GhostCard® é lançada, o jogador deverá aquecer e revelar apenas o atributo em disputa;
• Quando uma BeerStar® defende, seu cervejeiro anuncia imediata vitória, a menos que haja uma GhostCard® em jogo ou uma outra BeerStar® com atributo maior.
• A GhostCard® atua como uma carta padrão fora da presença de uma BeerStar®, mas na presença de uma ou mais BeerStars®, a GhostCard® vence completamente a rodada, ignorando todos os atributos em disputa;
• Quando 2 BeerStars® ou 2 GhostCards® disputam uma mesma rodada, a carta com maior atributo vencerá. Se um atributo de uma BeerStar® empatar com a de outra, a disputa terá continuidade como um processo de empate normal.